Mensagem › 18/05/2016

Frei Alexandre Domiciano

O dia de minha Ordenação Diaconal foi um dia bastante esperado e ao mesmo tempo apreensivo, devido o que estava acontecendo em cada momento da celebração….

Diaconato significa serviço, e São Francisco ensina a cada um de nós a servir ao irmão. E como E como estamos no ano da Misericórdia, segui a minha inspiração de usar uma figura de São Francisco com o Leproso, para simbolizar a minha ordenação.

Um Francisco que lavando os pés, de um leproso, mostra aquilo que ele fez durante toda a sua vida, cuidar, aliviar as dores, e ir ao encontro daqueles que mais precisavam, de um gesto de carinho e amor para com os seus, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Portanto, todo ministro ordenado é constituído como aquele que serve o povo de Deus no ministério da palavra, em comunhão com o Bispo e seu presbitério;

A palavra “diácono” vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada ao menos 30 vezes no Novo Testamento. Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) ediakoneo (servir ou ministrar). “Diácono” quer dizer “atendente” ou “servente”. A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários. A ênfase não está na posição da pessoa, mas no servo em relação ao seu trabalho.

Os diáconos, ou servos, na Bíblia incluem servos domésticos (João 2:5,9), e governantes (Romanos 13:4), mas os usos mais comuns são de servos de Cristo e da igreja. Jesus usou a palavra para descrever seus discípulos, um em relação aos outros (Mateus 23:11), e Paulo usou a mesma palavra freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1 Coríntios 3:5; Efésios 6:21; etc.). Estes termos, nos usos gerais, descrevem tanto homens como mulheres (Lucas 10:40; Romanos 16:1). Todos os cristãos devem servir uns aos outros (1 Pedro 4:10). A palavra “diácono” é empregada num sentido específico em 1 Timóteo 3:8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos especiais escolhidos na igreja.

Contudo, O lema da Ordenação Diaconal: A misericórdia do homem é para com o seu próximo. (Eclo, 18, 12). Assim, da mesma maneira que o Seráfico Pai Francisco, buscou, acolheu, cuidou, velou, anunciou a palavra de Deus e Amou a todos como Irmãos, da mesma maneira quero seguir estes passos no decorrer da minha vida.

2 Comentários para “Frei Alexandre Domiciano”

  1. Pe. Luiz Fernando dos Santos disse:

    Bom dia Frei Alexandre, saudações fraternas!
    Passo para lhe desejar ainda que atrasado, um feliz aniversário. Data especial no dia de ontem. Lhe desejo igualmente que tenhas um ministério frutuoso.

    Pe. Luiz Fernando
    Maracaju/MS

  2. vocacoes disse:

    Bom dia Pe. Luiz, Paz e Bem!

    Agradecemos os votos de felicitações ao nosso querido Frei Alexandre Domiciano, iremos transmitir-lhe os votos.

    Franciscanos Conventuais
    SOS Vocações

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.