Sem categoria › 22/03/2016

Profissão Solene

A profissão perpétua, é realizada de maneira solene pois verdadeiramente celebra-se a consagração definitiva dos frades, de fato, os consagrados se unem a Deus e sobretudo a Ordem. Este é o motivo que nos uniu como família franciscana provincial na celebração do dia 13 de Março, Vº Domingo da Quaresma, na Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo do Campo, na qual os Freis Alexandre e Josimar emitiram seus votos “perpetuamente” na Ordem dos Frades Menores Conventuais.12829391_1172560349422217_3684298211067400624_o

Por isso, é oportuno falar de vocação. Isto é, uma vez abraçado a vida franciscana para sempre, os frades “não concluem” uma etapa ou um processo vocacional, ao contrário, terminam sim a formação inicial e já se lançam com afinco e com a mesma busca vocacional de outrora, a formação permanente, um novo caminho numa comunidade conventual concreta, procurando viver plenamente seu chamado, vivendo como irmãos menores, na fraternidade e minoridade.

Sem dúvida neste dia especial os freis poderiam nos relatar inúmeras emoções e sentimentos, no entanto, ainda na alegria desta profissão solene destacamos o seguinte:

“[…] É um dia cheio de expectativas, mas ao mesmo tempo, você começa a pensar nos passos que deu e que te levaram a este momento, como se passasse um pequeno filme em sua memória, não conseguimos expressar a alegria por simples palavras.

Vocação nada mais é do que um chamado de Deus em nossas vidas, que cotidianamente nos convida a retomar, a seguir a nossa jornada… Só consegui responder a este chamado através de um “sim” simples e generoso […] A lógica é esta: devemos ser como um barro nas mãos do oleiro, e nos deixemos modelar cuidadosamente por Jesus. ” – Frei Alexandre Domiciano

Rezemos para que estes nossos irmãos, Frei Alexandre e Frei Josimar encontrem a graça necessária para o caminhar constante, vigoroso, e feliz na fraternidade e na humildade a exemplo de São Francisco, para que realizam no cotidiano, pela Graça de Deus, o que prometeram na profissão solene. E que nunca esqueçam sua história vocacional, como um verdadeiro cenário, NUM FILME REAL de encontro e amor com o Deus que os chamou.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.